13 de setembro de 2009

1906 Reserva Especial e Estrella Galicia

A cervejaria Estrella Galicia foi fundada em 1906, por José Maria Rivera Curral, na cidade de La Coruña, Espanha, e continua pertencendo à família Rivera, que toma frente dos negócios por quatro gerações.
Algumas das cervejas produzidas pela cervejaria são: 1906 Reserva Especial (produzida para comemorar a data de fundação da cervejaria), Estrella Galicia, HR, River (versão com menos de 0,5% de álcool) e River Zero. As versões degustadas podem ser encontradas em lata ou em garrafas de 330ml. Seguem as impressões de mais duas espanholas:

1906 Reserva Especial
Deg. 24/04/2009
Família – Lager
Estilo – Vienna Lager.
Teor de álcool – 6,5%.
Temperatura de serviço – 4 a 6 graus.
Cor – Cobre claro.
Espuma – Boa formação e excelente duração, densa e bege. Bom creme.
Aroma – Frutada, doce, (maltes?), (levíssimo malte torrado). Sabor – Médio/leve corpo e média carbonatação, leve doce, leve amargor, final seco e amargo, maltes.
Veredicto – Aproxima-se mais de uma vienna lager. Por esta razão foi classificada desta forma. Não é ruim, mas não aguça qualquer sentimento. Pontos para o creme desta cerveja que é denso e com ótima duração. Um “viva” também para a embalagem, no caso, a lata, que tem um certo bom gosto.


Estrella Galicia Premium Lager
Deg. 16/05/2009
Família – Lager
Estilo – Pale Lager.
Teor de álcool – 4,7 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Dourado.
Espuma – Média/boa formação e boa duração, relativamente densa.
Aroma – Lúpulo floral, pão, leve frutado, cereais.
Sabor – Médio corpo e boa carbonatação, seca, mesmas impressões do aroma sem ser frutada.
Veredicto – Pale lager como outras brasileiras. Nada de diferente ou excepcional. Além de malte, lúpulo, fermento e água, a receita desta cerveja leva milho, exatamente como nossas cervejas “comuns”. Nada que uma Original ou Bohemia não supere. Inclusive é tão amarga quanto a Bohemia.